domingo, 9 de novembro de 2008

O INIMIGO : ALEXANDRE R.



A vida e convivio em sociedade sempre gera infelizmente alguns inimigos, não estamos livres dos invejosos e dos conspiradores, são os traidores de toda a sorte que surgem no caminho da nossa longa jornada, inimigos estão em toda parte, sempre rogando suas pragas !
O filme "O inimigo" de Alexandre R. trabalhou bem o tema e levou o conflito ao extremo, onde o inimigo surge de dentro da própria alma para atormentar seu algoz e desta forma configurar o pesadelo para uma psícotica realidade. Quem é o inimigo? a pergunta parece ficar sem resposta até que o espectro fantasmagorico deste tormento toma forma em uma visão mais expressiva
para a realidade em que vive o personagem central chamado Alexandre, que é atormentado o tempo todo por esse vulto, vestido de casaco preto, cartola e rosto mascarado, empalicido, frio uma mascara sem expressão, um par de luvas nas mãos que seguram um cubo colorido o tempo todo, mas antes mesmo de segurar este brinquedo que simboliza um enigma o espectro atravessa um corredor com uma faca na mão.
Alexandre acorda asusstado pela manhã, suando frio apos ter sonhado com esse inimigo que o tempo todo o atormenta, sua mãe preucupada tenta apoiar seu filho ao perceber que o mesmo passa por uma crise bastante conflituosa que o leva a depressão.
Por trás de tudo isto, desta confusão em sua mente está a maldita droga, pois Alexandre é usuario, e seu efeito em muito deve influenciar ao terriveis pesadelos com vulto enigmatico.
Ele resolve então procurar ajuda com um doutor psiquiatrico, chamado Dr. Vesallius, que o hipnotisa na clínica apos consulta para buscar em seu inconsciente uma resposta ao conflito. O jovem tem amigos e amigas que se reunem em sua casa em para uma festinha, e a conversa filosofica descamba para o uso indevido do alcool e das drogas. Apos a festa, o espectro novamente aparece para ameaça-lo. Quem é você? Porque esta me perseguindo?
Uma cena que merece destaque, foi filmada no sebo do Sr. Rosati em Mauá onde o inimigo do protagonista aparece no meios dos livros, também há uma perseguição por enorme escadarias onde a dinâmica de uma perseguição imaginaria se inícia. Depois de muitos tormentos e muitas reflexões o jovem resolve encarar e enfrentar o inigma desafiando e ameaçando, esse inimigo fantasmagorico em sua próxima aparição, apos estudar um livro complexo sobre interpretação de sonhos, preparado ele vai armado de encontro ao inimigo. O desfecho inevitavel é o grande momento do filme, onde finalmente é desvendado quem é seu pior inimigo!>
O grupo de amigos e amigas que trabalhou no projeto esta de parabéns pelo empenho e dedicação, Alexandre R. ao Lado Lexy Suarez que também e bem conhecido no mundo alternativo, trabalhando juntos de forma armoniosa, atuação técnica de ambos e a competencia fez de o inimigo um curta-metragem de terror bom de ser visto, os cenarios, os personagens envolvidos assim como a fotografia ficaram muito bons. A obra lembra duas histórias arquetipos da líteratura de horror Edgar Allan Poe em um conto chamado "William Wilsom", e também Luiz Stevenson em "O médico e o monstro" onde sempre duas personalidades dentro de um único individuo estão em eterno conflito o tempo todo.